Para acionar uma estratégia de Marketing digital, é importante tomar algumas iniciativas para se posicionar na mente dos consumidores, uma delas é aprender a promover conteúdos e, assim, expor sua marca ao público-alvo. O conteúdo é a chave para criar confiança nos clientes e mantê-los até criar uma relação de longo prazo.

Por isso, no post de hoje, vamos revelar algumas técnicas para promover seus conteúdos adequadamente.

5 Técnicas para promover conteúdos para o público-objetivo

1. Redes Sociais: a primeira opção

As redes sociais são um dos protagonistas na hora de executar estratégias de Inbound Marketing e para fazer que um negócio cresça de forma orgânica. É um canal ideal para promover conteúdos, já que a maioria dos clientes e consumidores estão presentes nas redes sociais.

Como promover conteúdos nas redes sociais

O mais importante é saber em qual das plataformas sociais é possível encontrar mais interação com seu público-alvo. Até porque, é possível que seu público prefira participar – de uma forma mais séria – do LinkedIn e não prestar tanta atenção aos conteúdos do Facebook, que mesmo tendo mais usuários do que a rede dos profissionais, tem um estilo mais livre de publicações.

Caso seu público-alvo esteja no LinkedIn, nossa recomendação é que você aprenda a promover conteúdos no LinkedIn. Um dos benefícios é o fato de compartilhar publicações com um público interessado em aumentar seus conhecimentos especializados e que tem sede de debates. Tudo isso vai ajudar a divulgar os seus conteúdos.

Entre para os grupos, publique conteúdos no seu perfil e sempre atualize seus estados (lembre-se de que, para isso, você pode usar ferramentas como Postcron e automatizar a publicação das suas postagens nas redes sociais), expor sua marca ao público é muito útil para fazer o seu negócio crescer, assim como sua lista de seguidores e o mais importante: sua carteira de clientes.

Igualmente, seria interessante conhecer os assuntos preferidos pelos usuários, dessa forma, você aumenta as chances de que seu conteúdo seja compartilhado.

2. Promova seus blog posts através de mailing para todos os seus subscritores

Empreendimentos que já desenvolvem ações com conteúdos há algum tempo podem achar essa afirmação um pouco óbvia. Mesmo assim, para os que estão apenas começando, essa afirmação é mais do que necessária.

Enviar seus conteúdos para a lista de subscritores do seu blog é uma excelente oportunidade para chegar a todo mundo e manter sua presença na mente do público ativa. Usar as ferramentas adequadas para mandar suas campanhas garante que suas mensagens caiam diretamente na bandeja de entrada e não na caixa de spam, o que aumenta as chances de ser visto quando seus conteúdos sejam compartilhados.

Com uma lista atualizada, você tem mais possibilidades de conquistar mais clientes e de compartilhar conteúdos “saídos do forno”.

Um dos benefícios da lista de subscritores é seu poder de promover conteúdos dentro de um nicho que, de alguma forma, demonstrou interesse pela sua marca. Lembre-se que uma base de dados pode ser criada a partir dos dados que os consumidores fornecem quando entram na sua web.

3. Crie links internos no conteúdo do seu blog

links internos

Essa é uma das melhores técnicas que você pode usar na hora de promover seus conteúdos. Dá pra linkar seu próprio conteúdo usando Anchor Texts ou fazer publicidade nativa e deixar os links para o final de cada postagem.

Se for para escolher entre os anchor texts e links no final das postagens, recomendamos a primeira opção. Há vários motivos para defender os textos “âncora”, mas, principalmente, eles são valiosos para a sua estratégia SEO.

Os Anchors são uma excelente alternativa para ajudar o Google a entender de que se trata a sua página.

Por outro lado, este recurso faz com que os leitores passem mais tempo navegando na estrutura interna da sua página, o que diminui a taxa de abandono e mostra pro Google que você oferece conteúdos de qualidade ou algum elemento útil para os usuários.

Tudo isso, no final das contas, ajuda a melhorar o SEO e a conhecer dados específicos sobre as preferências dos seus clientes ou leitores. Assim, você aumenta as chances de que leitores ocasionais se convertam em ‘embaixadores’ da sua marca se você se esforça para criar conteúdos de qualidade.

Como você pode ver, promover conteúdos da forma correta desencadeia uma série de fatos que, se você souber administrar corretamente, pode fazer que seus resultados sejam excelentes.

4. Invista em Ads nas Redes Sociais

Não é nenhum segredo que o Facebook é líder nas redes sociais, seja em relação às marcas ou usuários.  E um dos maiores benefícios desta rede social é a plataforma Facebook Ads, que aumenta – e muito – a possibilidade de que seu conteúdo se viralize.

Outras redes sociais também podem aumentar as chances de se tornar viral, mas quando lembramos a quantidade de usuários presentes no Facebook (1.8 bilhões, em fevereiro de 2017), fica claro que, aí, o fenômeno pode acontecer mais rapidamente.

Mesmo assim, os Twitter Ads e os anúncios no Instagram são extremamente úteis para promover seu conteúdo. De fato, a chave para compartilhar com sucesso tem mais a ver com saber quais são as melhores redes, horários e espaços nos quais difundir a sua marca. Comentamos antes, mas vale a pena repetir, já que esse é exatamente o diferencial que pode marcar a diferença entre ser visto ou não.

os 10 mandamentos da publicidade nas redes sociais

5. Crie alianças com Influencers

Outra técnica que rende excelentes resultados, além de somente promover conteúdos na hora de dar mais visibilidade à sua marca é fazer alianças com influenciadores. Obviamente, isso funciona com influencers de ‘qualidade’, ou seja, os que tem a ver com seu público-alvo.

Esta técnica dá mais visibilidade a seu conteúdo de uma forma muito mais rápida já que os influencers estão em contato com um público enorme, e tudo isso em questão de minutos.

Se você começar a compartilhar conteúdos sabendo onde, quando e do que o seu público-alvo gosta, tenha certeza de que a oportunidade de conseguir mais clientes de qualidade é imensa.

Gostou? Que tal compartilhar?