Alguma vez você pensou como seria o mundo sem música? Triste, não? A verdade é que atualmente as obras musicais são muito mais do que um hit na MTV, posto que influenciam em nossa vida ativa e positivamente. É por isso que hoje te apresento 9 listas de reprodução com a melhor música para trabalhar.

Neste post você encontrará 9 playlists que estimulam a atividade profissional, para que você se concentre e mantenha a sua mente alerta. Assim, recomendo que escolha a opção que goste mais, já que escutar a música adequada para você é uma técnica efetiva para aumentar a produtividade no trabalho. E, além disso, é divertido!

Quais são os benefícios de Escutar Música para Trabalhar?

 

Certamente, tudo com música é mais agradável. Mas, não é só isso: segundo uma série de investigações, os sons harmoniosos estimulam a liberação de dopamina na área de recompensas do cérebro, da mesma maneira que acontece com o chocolate, ou quando você olha para algo atrativo ou percebe um aroma delicioso. Tudo isso nos faz sentir muito melhor.

Entre os estudos citados, a Dra. Lesiuk da Universidade de Miami decidiu investigar sobre como a música influencia no espaço de trabalho. Com a ajuda de especialistas, ela descobriu que as pessoas que escuta música para trabalhar terminam as suas tarefas mais rapidamente e têm ideias melhores do que aquelas que não o fazem.

Além disso, como explica um relatório, os cientistas demonstraram que a música melhora o humor e notaram que não é tanto o gênero musical que influencia positivamente no trabalho, mas sim qual é o impacto que tem em cada pessoa em particular. Por isso, quando se trata de músicas que você gosta, tudo irá bem.

Existem alguns estilos de música para trabalhar que demonstraram grande efetividade para propósitos específicos. A seguir te apresento 9 listas de reprodução com diferentes estilos e propósitos, para que você aproveite enquanto realiza as suas tarefas e assim consiga aumentar a sua produtividade.

Todas as playlists estão disponíveis no YouTube, então você poderá adicioná-las aos seus favoritos ou criar as suas próprias listas de reprodução em sua conta. Vamos lá!

Música para Trabalhar: 9 Listas de Reprodução para Maximizar a sua Produtividade

1- Mantenha-se Desperto e Concentrado com os Sons Binaurais

Os sons binaurais são o resultado de reproduzir frequências muito similares em cada ouvido mediante a utilização de fones de ouvido. Ao fazê-lo, o cérebro da pessoa “percebe” um terceiro som, através do qual pode chegar a um estado mental determinado que beneficia a concentração e o estudo.

Por isso, se você precisa prestar muita atenção e realizar esforços intelectuais, recomendo fortemente que você trabalhe escutando sons binaurais. Sobre isso, abaixo você encontrará uma lista de uma hora para que possa começar a experimentar com esta efetiva música para trabalhar. 

2- Aumente a sua Produtividade com Música Clássica e Barroca

música clássica sempre foi muito efetiva para acompanhar atividades intelectuais. De acordo com os cientistas, o estilo barroco é especialmente efetivo. Graças a estas harmonias, é possível melhorar significativamente o humor e se manter focado em uma atividade por mais tempo.

Se você gosta dos clássicos (Bach, Mozart, etc) e deseja acompanhar as suas horas de trabalho com harmonias agradáveis, te aconselho a provar com música clássica e barroca. Por isso, a seguir você encontrará uma hora de composições de tais estilos, que você pode reproduzir em sua próxima jornada de trabalho para melhorar o seu rendimento. 

3- Escute Música Épica para Evitar Distrações e Renovar a sua Energia Mental

Como você deve ter notado, e como demonstraram os cientistas, trabalhar com discursos ou conversas como som de fundo pode ser um fator de distração muito difícil de evitar. Assim, submeter-se à tarefa de manter a atenção e tentar ignorar o murmúrio em segundo plano pode ser irritante e gerar má vontade.

Uma boa forma de evitar tal distração é escutar música épica (aquela que costuma acompanhar as cenas de batalhas em filmes, por exemplo). Além disso, este estilo de música é altamente motivadora, por isso também te ajuda a renovar suas forças para continuar trabalhando. Comece a escutar aqui:

4- Otimize as suas Horas de Trabalho com Sons da Natureza

Uma boa forma de melhorar a qualidade das suas horas de trabalho é escutar sons da natureza, desde o som ambiente de bosques e selvas até o som das ondas da praia. De acordo com os investigadores, este estilo de sons não só favorece a concentração, mas também ajuda a manter o corpo relaxado.

De acordo com os experts, as pessoas que fizeram parte do estudo começaram a mostrar sinais de melhora na postura, na respiração e também na tensão muscular depois de 5 minutos escutando os sons. É por isso que recomendo adicionar os sons da natureza à sua playlist de música para trabalhar. Comece a escutar

Além disso, recomendo que você prove a fantástica página RainyMood, um site que adicionará um agradável e relaxante som de chuva de alta qualidade às suas jornadas de trabalho. Depois você me conta o resultado!

5- Mantenha o seu Ritmo de Trabalho com Música Eletrônica e House

Escutar música eletrônica (house, por exemplo) é uma excelente forma de manter um ritmo de trabalho dinâmico e constante, livre de distrações. Por quê? Porque os seus padrões musicais, geralmente repetitivos, propiciam um fluxo de trabalho mental e constante, como quando se escuta um mantra.

 

Assim, se você gosta de ritmos digitais tanto quanto eu e deseja escutar algo que te mantenha atento e animado, te aconselho a experimentar este tipo de música para trabalhar. Você pode começar com a seguinte lista, que tem quase 4 horas e meia de duração:

6- Melhore a sua atenção durante a sua Jornada de trabalho com música de Videogames

Surpreendentemente (ou talvez o contrário), a música de videogames demonstrou ser consideravelmente efetiva para incrementar o rendimento dos profissionais. Em grande parte, isto se deve ao fato de que as composições deste tipo são criadas especificamente para manter as pessoas interessadas, atentas e motivadas para jogar.

Por exemplo, a equipe da Maxis (os desenvolvedores do clássico The Sims 2) compôs uma série de peças musicais especialmente para acompanhar o jogo, cuja característica é deleitar os ouvidos com gratas melodias e convidar à exploração, sem ser uma distração. Aqui, você pode escutar a obra (e experimentá-la para trabalhar):

7- Mantenha-se desperto e ativo com Música Pop de todos os tempos

A razão pela qual a música pop é tão efetiva para aumentar a sua produtividade tem a ver com a energia dos seus ritmos, que te convidam à atividade e contagiam com alegria. De fato, segundo um estudo, as pessoas que escutam pop mostram uma maior velocidade na execução de tarefas de data entry, em comparação com as que não o fazem.

Tal investigação indicou que a música pop (de todos os tempos) ajuda os profissionais a realizar as suas tarefas em geral com uma velocidade maior. Por isso, recomendo que você implemente este estilo de música em sua pasta de música para trabalhar. Comece a experimentá-la em seu trabalho com esta lista deêxitos do pop dos anos ‘70, ‘80, ‘90: 

8- Inspire-se com as Trilhas Sonoras dos seus Filmes Favoritos

Outra excelente alternativa para acompanhar as suas horas de trabalho e melhorar o seu rendimento é escutar a trilha sonora dos filmes que você mais gosta. Isso porque se trata de músicas que você já conhece (ou seja, você não se distrairá com “surpresas”), e que estão relacionadas com emoções e sensações positivas em sua mente. 
Além disso, esse estilo de música se destaca por ter sido criado para acompanhar a ação – e não interromper.Por isso, te aconselho a incluir os soundtracks dos seus filmes preferidos no repertório que te acompanha durante as suas horas de trabalho. Aqui temos um bom estímulo para os amantes da famosa saga do Harry Potter:

9- Gere o clima de Trabalho Perfeito para Render mais com Música Instrumental

Para encerrar esta seleção de listas de reprodução de música para trabalhar, é necessário incluir no repertório todas as peças musicais instrumentais que são agradáveis aos seus ouvidos. Como dissemos, um som relaxante de fundo contribui muito para aumentar a concentração, e isso acerta em cheio os temas instrumentais.
De fato, as canções instrumentais não são invasivas diante da realização de esforços mentais, já que não requerem a nossa atenção para interpretar ou entender frases. Pelo contrário, as suas melodias despojadas de letras acompanham os processos do pensamento, fazendo com que toda a atividade resulte mais tolerável.
Sendo assim, te aconselho a experimentar a seguinte lista com música instrumental. Tenha em conta que em todos os casos se trata de vídeos no YouTube, por isso se você acessar este site poderá encontrar sugestões para continuar explorando cada gênero proposto. Assim, você encontrará a música para trabalhar mais benéfica para você, para criar as suas próprias playlists. 

Fonte: Postcron

Gostou? Que tal compartilhar?